Categorias
neurologia

Quais as doenças mais comuns no mundo corporativo?

O ritmo frenético do dia-a-dia e o acúmulo de atividades profissionais e domésticas estão afastando cada vez mais pessoas do ambiente profissional. Segundo especialistas, mesmo reduzindo a carga de trabalho e tirando um pouco o “pé do acelerador” não são suficientes para evitar as doenças relacionadas ao trabalho.  

No Brasil a jornada de trabalho para quem tem carteira assinada é de 44 horas semanais. Em países como Alemanha, Suíça, Dinamarca e Suécia gira em torno de 35 horas semanais.

Segundo os dados do Ministério da Saúde e Previdência Social, 700 mil trabalhadores se afastam de suas funções por ano. As doenças mais recorrentes são dores nas costas, lesões por esforço repetitivo, depressão e estresse. 

O grande nível de exigência sofrido pelos trabalhadores é um dos motivos mais fortes para o aparecimento das doenças do trabalho – sendo que fatores como a má alimentação,  sedentarismo, tabagismo e a obesidade também contribuem muito para que o desenvolvimento das mais variadas complicações ocorra; impedindo uma atuação 100% dos profissionais e, em alguns casos, aumentando ainda mais a pressão sofrida no dia-a-dia corporativo.

Confira, a seguir a listas das doenças do trabalho mais comuns nos dias de hoje:

Especialidade Porcentagem Doenças mais comuns

Ortopedia18%Dores nas costas, cirurgia de coluna cervical e lombar, dor no joelho.
Oncologia15%Tumores de mama, próstata e pulmão.
Endocrinologia12%Doenças da tireóide, da glândula supra renal e técnicas para emagrecimento.
Neurologia11%Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, síndromes neurológicas raras.
Reumatologia7%Lúpus eritomatoso sistêmico, gota, esclerose lateral amiotrófic.
Hematologia5%Anemias e linfomas.
Gastroenterologia5%Colites, tumores intestinais, sangramentos digestivos.
Urologia4%Doenças da próstata, distúrbios de ereção, doenças do testículo.
Doenças infecciosas4%Pneumonias, zika, dengue.
Oftalmologia3%Catarata, cirurgias refrativas, descolamento de retina.

Dores nas costas e problemas de coluna fazem com que gastos ortopédicos sejam maiores do que custos com tratamentos de câncer. 

A campeã de incidências é a rinite, estimulada pela poluição do ar nas grandes cidades e pelas altas temperaturas. Alergias de pele vêm logo em seguida, com a ansiedade fechando o pódio. Ansiedade, aliás, que merece destaque por influenciar negativamente as outras. Dores no corpo, insônias, excesso de peso e pressão alta são apenas algumas das doenças agravadas por ela.

Onde buscar tratamento em Manaus:

A população conta agora com o ipok, um aplicativo inovador de Saúde, cujo objetivo é facilitar o dia a dia de usuários que precisam agendar uma consulta médica de forma prática, ágil e segura. Além, de avaliar o atendimento de um profissional de saúde, efetuar buscas por profissionais especializados é possível acompanhar notícias atualizadas da área de saúde. No app você pode agendar consultas com ortopedistas, endocrinologistas em Manaus, neurologistas em Manaus, oftalmologista em manaus, além das outras especialidades citadas acima. 

Atenção: A informação descrita acima, serve apenas como apoio e não, substitui em hipótese alguma, a consulta médica com um profissional especializado. Para um diagnóstico preciso, procure uma avaliação médica de sua preferência ou no serviço público de saúde.

FONTE: Ministério da Saúde e Previdência Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *